Avanços na neurocirurgia melhoram a eficácia do tratamento de tumores cerebrais

O diagnóstico de um tumor cerebral frequentemente desperta no paciente a ideia de morte iminente ou de sequelas graves para o resto da vida. Mas os avanços na área de Neurocirurgia têm melhorado significativamente a eficácia e a segurança das intervenções de ressecção desses tumores, aumentando as taxas de cura. “Mesmo nos casos de glioblastoma multiforme, um tipo muito agressivo e incurável de câncer cerebral, as tecnologias e procedimentos modernos ajudam a prolongar a sobrevida do paciente — que antes era de apenas dois meses — para até cinco anos, com redução significativa dos sintomas e boa qualidade de vida nesse período, que é o mais importante”, afirma o neurocirurgião Eduardo Waihrich, do Hospital Maria Auxiliadora.

 

 

Entre esses avanços está a neuronavegação, uma tecnologia que permite visualizar durante a cirurgia, em tempo real, a localização de tumores profundos e fazer a sua ressecção com menor risco de lesões cerebrais. Outro avanço é a monitoração neurofisiológica, um procedimento que utiliza métodos como a eletroencefalografia, a eletromiografia e o potencial evocado para acompanhar a função e a integridade de estruturas neurais durante procedimentos cirúrgicos. “A craniotomia com o paciente acordado também é outra forma de evitar danos, principalmente quando o tumor está em áreas onde a fala pode ser comprometida”, explica o neurocirurgião.

O risco de surgimento de tumores cerebrais aumenta com a idade, e seus principais sintomas são dores de cabeça progressivas e resistentes a medicamentos associadas à náusea e vômito, além de crises convulsivas e sinais focais, como dormência ou fraqueza em um lado do corpo. O diagnóstico é feito por meio de tomografia computadorizada e ressonância magnética, e o tratamento envolve cirurgia que pode ou não ser complementada por quimio e radioterapia.

26/07/2014
   |   Fonte: Ascom - Grupo Santa

Instalações

Conheça as instalações disponibilizadas pelo Hospital.

fotoLateral