Doença Renal Crônica atinge 10% da população mundial

No próximo dia 13 de março, comemora-se o Dia Mundial do Rim. A data, celebrada sempre na segunda quinta-feira do mês de março, tem como foco a prevenção às Doenças Renais Crônicas (DRC), que acometem cerca de 10% da população mundial. A campanha de 2014, “Doença Renal Crônica e envelhecimento”, chama a atenção para a alta prevalência das DRC entre as pessoas acima de 65 anos, faixa etária em que a perda da função renal pode aumentar para 30% a 50% .

 

Os principais danos causados pelas DRC são as doenças cardiovasculares e a dependência de Terapia Renal Substitutiva (TRS), por meio de hemodiálise, diálise peritoneal e transplante. Pacientes com quadro de hipertensão, diabetes mellitus, além de idade avançada e histórico familiar da doença, devem ser triados para verificação das DRC por meio de exame de urina e dosagem de creatinina no sangue.

 

Prevenção: medidas simples podem prevenir o aparecimento de doenças renais, tais como a manutenção de uma dieta saudável com pouco sal e pouca gordura, evitar o fumo e a obesidade, realizar exercícios físicos regularmente, beber muita água e controlar a pressão alta e o diabetes.

10/03/2014
   |   Fonte: Capitare - Assessoria de Imprensa

Instalações

Conheça as instalações disponibilizadas pelo Hospital.

fotoLateral