Hipertensão, um mal silencioso

Para conscientizar a população sobre os benefícios de manter a pressão arterial em níveis adequados e alertar sobre os riscos da hipertensão, a Sociedade Brasileira de Cardiologia lançou a campanha humanitária Sou 12 por 8 em 2010. O principal objetivo da ação é levar informação para benefício da sociedade.

 

No Brasil, são mais de 30 milhões de pessoas com a doença. A hipertensão (HAS), ou pressão alta, é uma doença silenciosa. Acontece quando a pressão exercida pelo sangue, ao se movimentar pelas artérias, é mais forte que o comum. O sinal de que algo está errado é quando a pressão medida está acima de 140 por 90 mmHg, sendo que o ideal esteja em 120 por 80 mmhg. 

 

 

A pressão arterial alta, na maioria das vezes, não produz sintomas, mas vai causando sérios danos progressivos, silenciosamente aos órgãos. O tratamento adequado deve ser mantido por toda a vida, para assim interromper esse processo deletério. Medidas simples podem não somente abaixar a pressão, mas também possibilitar a diminuição dos perigos para outras doenças ligadas ao coração, como as arritmias cardíacas e o acidente vascular cerebral (AVC). Mude seus hábitos: faça ingestão de alimentos saudáveis, evite o tabaco e as comidas muito gordurosas, pratique esportes e procure sempre ir ao médico. Prevenir é o melhor remédio. 

 

07/10/2013
   |   Fonte: Equipe do Site

Instalações

Conheça as instalações disponibilizadas pelo Hospital.

fotoLateral