Farmácia

No Hospital Maria Auxiliadora a Farmácia é responsável pela recepção e distribuição de todos os medicamentos necessários para a assistência ao paciente. O setor é subdivido na Central de Abastecimento (CAF), que realiza o processo de unitarização, fracionamento e separação dos itens para distribuição à Farmácia Central e suas satélites (Emergência, UTI A e Centro Cirúrgico).

 

A Farmácia Central atende os pacientes que estão internados no 1º andar, 2º andar e UTI B. Já as farmácias satélites estão localizadas na Emergência e no 3º andar, assistindo a UTI A e o Centro Cirúrgico. A separação das farmácias facilita a triagem de medicamentos e abastecimento contínuo nas áreas de maior necessidade.

 

A Central de Abastecimento está de acordo com as normas de armazenamento vigentes como controle de temperatura e estoque. O direcionamento dos medicamentos para as unidades é realizado de forma digital. Após a prescrição do médico, os auxiliares de farmácia efetuam a separação por horário através do uso de palmtops. Os produtos são liberados a partir da checagem com código de barras. A informatização do sistema é essencial para o rastreamento de produtos e sua correta dispensação. Com a fase de separação concluída, os auxiliares de farmácia efetuam a entrega nos postos de enfermagem.

Instalações

Conheça as instalações disponibilizadas pelo Hospital.

fotoLateral