Fonoaudiologia

O setor de Fonoaudiologia do Hospital trabalha em parceria com a equipe multidisciplinar envolvida na assistência ao paciente. O grupo conta com quatro profissionais da área, especialistas em disfagia, neonatologia e motricidade orofacial. A equipe é atuante nos hospitais Prontonorte e Santa Helena, na Asa Norte, e no Maria Auxiliadora no Gama.

 

O diagnóstico funcional da gravidade do distúrbio fonoaudiológico é feito de acordo com a observação e testagem da função de deglutição, presença ou não de sinais clínicos de aspiração, capacidade de atenção e o estado cognitivo do paciente.

 

Para prevenir ou amenizar sequelas na fala, são utilizadas técnicas de reabilitação por meio de terapia de indução, facilitação, estimulação sensório-motora e adaptação da válvula de fonação.

 

A equipe de fonoaudiologia tem participação importante na UTI. Ela acompanha sempre os pacientes com quadro de disfagia e comprometimento da fala, oferecendo trabalho de reabilitação na retirada da sonda nasoenteral, adaptação da válvula fonadora e ajuda na declamação.

 

O atendimento é de segunda a sexta. O serviço oferece cobertura nos planos de saúde conveniados ao Hospital, resguardadas as suas particularidades. O contato com a equipe de fonoaudiologia pode ser feita pelo telefone (61) 9241-1323.

Corpo clínico
Nome Especialidades
Bivanete Cândida
Bivanete Cândida
Zaira Cristina

Instalações

Conheça as instalações disponibilizadas pelo Hospital.

fotoLateral